quinta-feira, 17 de março de 2011

Detalhes



As coisas miúdas, as cores, os sentimentos, os gestos, algumas palavrinhas deslocadas, alguns suspiros suspensos no ar, os olhares discretos, os olhares tímidos, os olhares assanhados, os olhares curiosos, as perguntas retóricas, as defesas, os ataques, as manias, os jeitos de andar, os tons de voz, os tempos...Sim, há tempos que procuro nas coisas grandiosas o mesmo talento das pequenas. Gosto de quem se faz grande sem querer, simplesmente porque valoriza o detalhe de cada momento.


Procurei algum detalhe, alguma poeira cósmica se quer que pudesse me fazer grande. Mas só encontrei a minha imagem lavando o rosto, mordendo o lápis, procurando alguma forma de me explicar ou de me encontrar, como se o ato de escrever fosse amenizar alguma dor ou resgatar alguma data feliz do calendário para eu sorrir. E felizmente é assim. Obrigada palavras. Mais do que palavras: obrigada ideias. Mais do que ideias: Obrigada Deus, que me ensinou o jeito mais fácil de estourar a pipoca das ideias na cabeça e me deliciar com a vida, ao invés de franzir o cenho e ficar aqui sentada nessa cadeira esperando o bendito tempo passar.


É assim que eu quero ser. Alguém que não sabe se é grande ou pequeno, ou melhor, alguém que não sabe o que é melhor ser. Porque pelo menos assim tento. Enquanto isso vou me deliciando ao escrever o que desconheço, porque esse é o desafio de tudo que vivemos: tear cada batida do coração junto ao tic tac do relógio e descobrir e redescobrir todos os dias. Buscando cada detalhe, não encontro quem realmente sou, mas o que finalmente posso ser.


Por Bárbara Leão, postado no Tumblr.

Um comentário:

Caio Coletti disse...

"Porque esse é o desafio de tudo que vivemos: tear cada batida do coração junto ao tic tac do relógio".

Eu falo tanto sobre o tempo, e sobre os desafios que ele nos traz, passando tão rápido quanto ele passa para as nossas mentes que tentam acompanhar. Mas foi você quem deu a esse desafio a melhor e mais sincera definição, nesse texto aí. Adorei a forma como você pegou os detalhes e os engrandeceu, mostrando que a gente pode entender melhor a vida através dele.

Eu, que andava meio perdido, sem saber o que pensar, não vou dizer que descobri tudo o que queria, mas ao menos percebi a beleza de não saber, de não ter a certeza, de ver em cada detalhe uma sentença diferente que vai formar esse ser paradoxal que todos nós somos. (Nossa, que bonito isso haha).

Beijos Babi! *-*